GUARATINGA - Mais de 70 agentes comunitários de saúde e de combate às endemias paralisam as atividades em Guaratinga, nesta quarta-feira (22). A categoria reivindica o pagamento do incentivo adicional, que, conforme os manifestantes, está atrasado desde o fim de dezembro de 2019.
Munidos de cartazes com as reivindicações, o grupo participou de uma reunião com a secretária de Administração, que reafirmou a primeira proposta que o executivo já havia feito, de pagar o incentivo no dia 10 de fevereiro.
“Os agentes não aceitaram as propostas, pois o Governo Federal já depositou o benefício nos cofres públicos municipais e a Prefeitura não realizou o pagamento de cerca de R$ 66 mil”, informou o presidente do Sispug – Sindicato dos Servidores Públicos de Guaratinga e Câmara.
Ainda conforme a informação, uma assembleia será realizada na sede do Sispug, na manhã de quinta-feira (23), para decidir se a categoria vai permanecer com a paralisação ou suspendê-la.
A reportagem do RADAR 64 também entrou em contato com o secretário de Saúde, Daniel Moronari, que informou que o município não dispõe de recursos para pagar os agentes. “O recurso que foi depositado pelo Governo Federal foi insuficiente para pagar os agentes, mas já quitamos o salário de dezembro, décimo terceiro e o PMAQ -Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica. Só teremos condições de pagar o incentivo em fevereiro” explicou.