Cabrália tem primeiro caso suspeito de indígena com covid-19

Índia está em isolamento domiciliar; resultado deve sair nesta sexta

Publicado em 20/03/2020 às 10h30
Foto: Reprodução / Facebook 
Indígena está isolada na aldeia Coroa Vermelha; ela teve contato com turistas estrangeiros

SANTA CRUZ CABRÁLIA - Uma indígena Pataxó de 31 anos está isolada dentro de casa, na Aldeia Nova Coroa, em Santa Cruz Cabrália, aguardando o resultado do exame para covid-19, o novo coronavírus.

A indígena procurou a unidade de saúde na terça-feira (17) com febre alta e tosse seca, de acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da prefeitura, Paula Aragão.

O exame está sendo feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) da Bahia. O resultado é esperado para esta sexta-feira (20). Segundo Aragão, a indígena trabalha como camareira em um hotel da região e, por isso, teve contato com turistas estrangeiros.

O cacique Zeca Pataxó informou ao RADAR 64 que os filhos e o marido da índia estão em outra casa, na mesma aldeia, que possui 215 famílias.

Ainda de acordo com Zeca Pataxó, os índios não estão indo para as praias e locais com muita aglomeração de pessoas para realizar a venda dos artesanatos.

Todas recebem visitas de turistas que vão às praias do sul da Bahia. “Eles já estão se fechando para não receber mais”, afirma Juari Braz Pataxó, secretário de Assuntos Indígenas de Santa Cruz Cabrália.

No total, a Bahia contabiliza 31 casos, sendo nos municípios de Salvador (18), Feira de Santana (5), Porto Seguro (4), Lauro de Freitas (2), Itabuna (1) e Prado (1).

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018