Ciclone pode afetar condições do mar e tempo nesta semana

Marinha prevê ventos de até 61 km/h e onda de até quatro metros de altura

Redação RADAR 64, com informações do Bahia Notícias
Publicado em 22/01/2020 às 08h40

PORTO SEGURO - A Marinha do Brasil, em nota à imprensa na terça-feira (21), informou a previsão de formação de um ciclone “com possíveis características subtropicais” a partir da manhã da próxima quinta (23), entre o norte do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo, em alto-mar, gerando efeitos também em toda a costa entre Santa Catarina e o sul da Bahia.

Segundo o site Bahia Notícias, o comunicado informa que o ciclone deverá afetar as condições do mar e de tempo no sul da Bahia, entre os próximos dias 23 e 25. São previstos ventos de até 87 km/h ao sul do município de Caravelas. A área entre Caravelas e Ilhéus, que abrange todo o litoral da Costa do Descobrimento, a Marinha do Brasil prevê ventos com intensidade de até 61 km/h. As ondas nessas localidades podem alcançar de três a quatro metros de altura.

"A formação do ciclone está associada ao estabelecimento de uma zona de convergência sobre uma região em que a temperatura da superfície do mar está sendo observada entre 26°C e 27°C", explica a Marinha.

Caso o fenômeno alcance ou supere 63 km/h, o ciclone será classificado como tempestade subtropical, nomeada “Kurumí”, que significa “menino” em tupi-guarani.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018