EUNÁPOLIS - Ao contrário de outras cidades, onde os idosos precisam ir até às unidades de saúde tomarem a vacina contra a gripe, em Porto Seguro a Secretaria Municipal de Saúde elaborou um plano estratégico de imunização, priorizando, nesta primeira etapa, pessoas acima dos 60 anos.
Nesse período de isolamento social e enfrentamento ao coronavírus, os profissionais da saúde estão realizando a vacinação contra a gripe influenza em domicílio, ou seja, os idosos podem ficar na segurança do lar para receber a dose vacinal.
Galeria de Fotos
A imunização protege contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B. A secretaria esclarece que a vacina contra a gripe influenza não combate o coronavírus.
A campanha será devidamente cumprida em Porto Seguro para os demais grupos prioritários, entre eles: crianças menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) portadores de doenças crônicas, professores de escolas públicas e privadas e indígenas.
"A vacinação contra a influenza é o método mais eficaz de prevenção de doenças infecciosas, a exemplo da gripe, reduzindo complicações das vias respiratórias e pneumonia. Nosso intuito é preservar vidas, por isso as equipes de saúde estão indo aos domicílios vacinar nossos idosos, para que não precisem se deslocar a unidade de saúde e não se exponham a riscos nesse tempo que todos lutamos contra o coronavírus", afirma a prefeita Cláudia Oliveira.
Em Porto Seguro, segundos dados divulgados no sábado (28), já foram registrados 10 casos positivos de coronavírus. O número tem se mantido estável nos últimos dias. O município, a prefeitura adotou rigoroso sistema de isolamento social.