EUNÁPOLIS - Muito se fala em transformação digital, mas poucos conhecem as metodologias para que esses projetos sejam desenvolvidos de forma eficiente e acessível para grande parte da sociedade.
Pensando nisso, a Veracel Celulose S/A realizou, esta semana, o 1º Encontro de Inovação e Transformação Digital, reunindo, na sede da fábrica, vários líderes de negócios digitais do Brasil, colaboradores da empresa, gestores, universidades, consultores e equipes de RH, TI e especialistas.
Durante três dias (20, 21 e 22) foram discutidos, em formato de palestras, vários temas para interessados em se engajar em projetos de transformação digital, em sua vida pessoal ou ainda obter vantagens competitivas com um novo modelo de negócios. Os participantes tiveram livre acesso a todas as salas de palestras organizando suas presenças de acordo com os temas propostos.
A gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Veracel S/A, Dienane Brandão, explica que o evento faz parte da estratégia de conectar o colaborador da empresa com tudo o que está acontecendo na área digital em todo o mundo e não apenas no Brasil:
“Mas o evento também tem o propósito de fazer com que o trabalhador tenha um olhar sobre o papel dele e como ele pode estar se preparando para essa nova organização que a gente está vendo na nossa sociedade que é uma organização totalmente conectada, totalmente ligada à tecnologia e que sem isso, provavelmente, ela não sobreviverá.” Prevê.
TECNOLOGIA DIGITAL
Segundo ela, a Veracel prepara não apenas seus colaborados como também alguns setores da sociedade na qual a indústria está inserida ou se relacionando, por meio de iniciativas como o ‘Programa Jovem Aprendiz’. “Trata-se de um programa que traz o nosso colaborador - ou possível colaborador de organizações do segmento de celulose - e também mostra a nossa preocupação com os indivíduos da sociedade na qual estamos inseridos e influenciamos”.
Psicóloga, com formação em MBA e Gestão Estratégica e Desenvolvimento Organizacional, Dienane Brandão destaca que, atualmente, “apenas 2% da indústria nacional utiliza a tecnologia gerada pela chamada ‘Indústria 4.0’, a qual já opera Inteligência Artificial (IA)”. Como o Brasil ainda carece de mão de obra qualificada para este mercado, ela reforça que “a gestão da educação corporativa faz parte da estratégia organizacional, tornando eventos desta natureza cada vez mais comuns dentro da nossa realidade”, conclui.
PÚBLICO EXTERNO
Representante da Universidade Federal do Sul da Bahia, o vice-Decano do Centro de Formações em Ciências Ambientais, Fabrício Berton Zanchi, destaca na participação da instituição no evento e assinala que a UFSB “procura manter encontros com empresas e indústrias locais com a finalidade de entender o contexto econômico regional e quais seriam os novos cursos que a universidade poderia estar introduzindo na região”.
Matemático com mestrado em Meteorologia e doutorado em Mudanças Climáticas, Fabrício Berton é professor na UFSB e participa do 1º Encontro de Inovação e Transformação Digital da Veracel Celulose ao lado de dois estudantes de Mestrado, que também já estão fazendo pesquisa na área tecnológica e mais dois servidores da Universidade lotados na área de TI (Tecnologia da Informação).
Para ele, a participação em eventos desta natureza permite à Universidade “prospectar quais seriam os próximos cursos que a instituição pública poderia estar ofertando para a comunidade. Essa seria uma ideia principal dessa visita e também prestigiar um grande evento como este”, elogia.