Eunápolis: estudantes produzem vídeos contra ‘desafio da rasteira’

Eles alertaram que desafio é perigoso e pode levar à morte

.
Redação RADAR 64
Publicado em 14/02/2020 às 08h33

EUNÁPOLIS - Estudantes de escolas públicas e particulares da cidade de Eunápolis estão se posicionando contra o “desafio da rasteira” - formado por três pessoas, que, ao pular, tem o intuito de derrubar a que está no meio. O desafio, também chamado de “quebra-crânio”, já provocou a morte de uma adolescente, de 16 anos, no estado do Rio Grande do Norte.

A reportagem do RADAR 64 teve acesso, na quinta-feira (13), ao vídeo de estudantes do Colégio Municipal Dom Avelar Brandão Vilela, no bairro Santa Lúcia. Nas imagens, três estudantes do 5º ano do ensino fundamental começam a pular, mas quando chega a hora de derrubar o que está no meio, eles interrompem a brincadeira e conscientizam quem está assistindo de que o desafio é perigoso.

“Fomos de sala em sala alertando sobre o perigo do desafio e a secretária escolar, juntamente com os estudantes, decidiram fazer o vídeo para conscientizar as pessoas de que o desafio pode levar à morte. Postamos o vídeo em várias redes sociais, pois temos autorização dos pais para utilizar a imagem dos estudantes, e repercutiu de forma muito positiva”, pontuou a diretora da escola, Ivonete Brandão.

Foto: Divulgação 
Os alunos do 9° ano da COOEDUC também se posicionaram contra o desafio por meio de um vídeo

Outro vídeo semelhante foi produzido pelos estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Eunápolis (COOEDUC), no bairro Centauro. A mensagem que foi passada é a de preservar a vida do colega.

“Assim que tivemos a informação de que esse desafio estava sendo praticado, conscientizamos os estudantes sobre os riscos e eles resolveram divulgar aspectos referentes à prevenção”, esclareceu o diretor da COOEDU, Gilmar Reis.

Os vídeos, que ganharam forte repercussão, estão sendo muito elogiados pelos internautas. A iniciativa também foi aderida por estudantes de outras instituições de ensino.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018