EUNÁPOLIS - Uma bicicleta estática que gera energia elétrica limpa enquanto é pedalada vai ser uma das atrações da 1ª Feira de Ciências do colégio municipal Rotary III, em Eunápolis.
O professor Valdemar Netto conta que tinha uma ideia na cabeça, mas faltavam recursos financeiros para colocá-la em prática, até que apareceram alguns empresários eunapolitanos e outro de Minas Gerais interessados no pedal sustentável. “Aí nós conseguimos comprar os equipamentos necessários para a viabilidade da bicicleta", afirma o professor.
Segundo o professor, a bicicleta fica fixa em um local. Enquanto as pessoas pedalam, a energia gerada é armazenada em uma bateria, que pode ser utilizada para carregar um celular ou qualquer outro tipo de eletrônico. “Na feira, o aluno ou visitante vai perceber que, por meio da pedalada, vai gerar energia por meio de um alternador. Esse alternador vai alimentar uma bateria e a energia dessa bateria que, é de 12 volts, vai alimentar um inversor. Esse inversor vai transformar essa energia em 110 ou 220 volts, que é capaz de carregar qualquer aparelho eletrônico”, explica o professor Netto.
A invenção ecológica fez com que alunos como a jovem Bianca Roldi, de 15 anos, se interessassem mais por disciplinas como física. “Aprendi que existem energias renováveis sem poluir o meio ambiente. Com ela também aprendi mais sobre física e mecânica. Estamos começando apenas a introdução de física e com a bicicleta comecei a estudar mais sobre física e os cálculos da física”, diz a estudante do 9º ano do ensino fundamental.
“Hoje eu percebo que os alunos têm mais vontade de buscar aprender, de entender mais sobre a ciência. Alguns alunos já estão pensando em ingressar no IFBA (Instituto Federal da Bahia) e em progredir na educação”, comemora o professor.
Professora de matemática na mesma escola, Ana Portugal destacou que a bicicleta que gera energia acabou despertando nos alunos o desejo de desenvolver outros projetos. “Os alunos ficaram muito envolvidos e passaram a estudar mais e a se dedicar mais. Eles ficaram muito motivados. Com isso, resolvemos levar a ideia para a escola toda, para eles desenvolverem seus próprios projetos”, diz Ana.
A feira, que acontece nesta sexta-feira (28), a partir das 15h, no bairro Moisés Reis, será aberta para a comunidade. No evento, também serão apresentadas maquetes, caleidoscópios, dentre outros projetos elaborados pelos alunos.