MEDEIROS NETO - Um dos filhos do prefeito de Medeiros Neto, no extremo sul, e uma ex-secretário da prefeitura local foram liberados do presídio de Teixeira de Freitas, nesta quarta-feira (17). Ele e a ex-secretária de educação do município saíram do conjunto penal por volta das 15h.
Na semana passada, outro filho do prefeito Nelson Vilas Boas Costa, que também foi secretário de gestão, e um motorista foram liberados do presídio pela Justiça.
Os quatro, presos em março e abril, vão responder em liberdade sobre crimes descobertos pela Operação Hera, do Ministério Público Federal (MPF) em conjunto com a Polícia Federal.
De acordo com o MPF, os acusados participavam de um esquema de desvios de verbas federais da educação básica [Fundeb]. Eles respondem por falsidade ideológica, peculato, emprego irregular de rendas ou verbas públicas e corrupção passiva.
O esquema criminoso funcionava com a inclusão de dados falsos, em acréscimos salariais e gratificações ilegais em contracheques de servidores públicos municipais, escolhidos aleatoriamente. Após receberem os valores, os funcionários eram obrigados a devolver o dinheiro ilegal à secretaria municipal de educação.