PORTO SEGURO - Um fim de semana regado a muitos desafios, inovações, tecnologia e turismo. Em 33 horas, os maratonistas do Hackathon+ Porto Seguro entregaram grandes ideias, pensadas para o desenvolvimento da melhoria da experiência do turista na cidade.
Durante a maratona, realizada nos dias 21 e 22 de setembro, foram realizadas palestras, capacitações e visitas técnicas para aproximarem os competidores aos turistas. Contribuições também foram feitas por mentores dos temas negócios, design e problemas. Encerrada a maratona, os participantes tiveram três minutos para o Pitch dos projetos e quatro minutos para perguntas e respostas, que foram avaliados pelos jurados, que tiveram como critérios de avaliação a inovação, viabilidade, poder de escala e tecnologia.
Galeria de Fotos
Para a prefeita do município, Cláudia Oliveira, a inciativa foi muito proveitosa. "Parabenizo a todos os participantes desta maratona de desenvolvimento tecnológico, objetivando aprimorar ainda mais a oferta de turismo do nosso destino e tenho certeza que dos projetos, tiraremos bons frutos", pontuou a gestora, ao destacar a importância da participação dos parceiros na realização do evento.
Dos cinco projetos nascidos na maratona, três foram premiados. Em primeiro lugar, o Viva+ Porto, uma plataforma remota que traça perfil do usuário e disponibiliza rota de visitação personalizada. Há também sistema de avaliação de experiências e moeda digital "Porto Coins" a ser usada localmente. A equipe foi premiada com R$3.000,00, passagens, hospedagens e inscrição para o CASE, maior evento de startups da América Latina, horas no SebraeLab, espaço colabore em Salvador, mentorias, consultorias e licenças para utilização da plataforma Cronapp.
Em segundo lugar, Métricas Tur, uma aplicação web que captura informações em tempo real através de leitura de QR Code, utiliza ferramentas de gameficação e rede de descontos; e em terceiro lugar, o Trible – mobilidade + turismo, um aplicativo que integra locação de bicicletas compartilhadas, com monitoramento por GPS e oferece rotas personalizadas focadas na experiência de mobilidade do usuário.
O evento foi uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e SEBRAE, por meio do Projeto Investe Turismo, fruto de parceria nacional com EMBRATUR e Ministério do Turismo.
SOBRE O HACKATHON
O Hackathon é uma maratona tecnológica para desenvolverem soluções criativas de forma colaborativa a cerca de um tema específico. No Hackathon+ Porto Seguro, o tema trabalhado foi "Melhoria da Experiência Turística em Porto Seguro" e os desafios trabalhados foram mobilidade, sistema de informação ao turista e monitoramento de informações para tomada de decisões.