São Brás é festejado em Trancoso; veja programação

Saiba como São Brás e São Sebastião se tornaram Padroeiros de Trancoso

Publicado em 28/01/2020 às 10h02
Foto: Divulgação  
Moradores levam o mastro

PORTO SEGURO - Entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro, Trancoso festeja mais um Padroeiro: São Brás. Nascido onde hoje se localiza a região da Capadócia, por volta do século III d.C., Brás de Sebaste é conhecido como o Santo protetor das enfermidades da garganta.

A festa contará com tríduo nos dias 31 de janeiro a 2 de fevereiro, iniciando às 19h e seguido de missa. Já no domingo, dia 2, após o tríduo acontecerá a abertura da festa, às 21h, com Samba de Couro. O dia de programação mais extensa será no Dia de São Brás (3). Durante toda a noite – das 0h às 5h -, ocorrem apresentações musicais, sendo finalizado pelo Samba de Couro, enquanto é trazido o Mastro Novo. Entre 8h e 12h, é a vez da comunidade preparar o almoço, para das 12h às 14h serem servidas as refeições.

Na festa as crianças também têm vez. Entre 14h e 16h, os organizadores prepararam brincadeiras para as crianças. Já para os adultos, às 16h haverá a missa festiva; entre 17h e 17h30, Procissão e Subida do mastro e às 18h, o encerramento da festividade com a Dança do Moribundo.

Como São Brás e São Sebastião se tornaram Padroeiros de Trancoso

Trancoso foi fundada em 1558, era uma vila jesuítica, cujo padroeiro era São João Batista. Após a coroa portuguesa expulsar os jesuítas dos seus domínios (incluindo o Brasil), em 1759, a vila ficou com poucos representantes da igreja. Os padres, com muitos vilarejos para visitar, só iam ocasionalmente, como nas festas dos padroeiros.

Sendo São João o padroeiro de Trancoso, celebrado em junho, um período chuvoso, os padres muitas vezes não conseguiam chegar a essas estâncias afastadas devido à má qualidade das estradas. Suas visitas eram mais comuns no verão e para que houvesse celebrações quando lá estivessem, começou-se a celebrar os santos desse período. Assim iniciou-se a tradição dos festejos de São Brás e São Sebastião, que hoje fazem

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018