Turista com coronavírus está em isolamento domiciliar em Trancoso

Ele não aguardou resultado de exame em SP e embarcou pra Porto Seguro

Redação RADAR 64
Publicado em 15/03/2020 às 17h29
Foto: Divulgação  
Turista pode ter sido infectado em casamento, mas não aguardou resultado de exame em São Paulo e embarcou para Porto Seguro

PORTO SEGURO - Um turista com diagnóstico positivo para o novo coronavírus está em isolamento domiciliar em Trancoso, litoral sul de Porto Seguro. Segundo a Secretaria de Saúde, o caso não teve origem no município. O homem pode ter sido infectado em um casamento realizado em um resort em Itacaré, sul da Bahia, em 7 de março. Mais de 10 pessoas que participaram do evento já tiveram o mesmo resultado para a doença, como a cantora Preta Gil e a influencer Gabriela Pugliesi.

A reportagem do RADAR 64 apurou que, após a festa em Itacaré, o turista voltou para São  Paulo. Por insistência da mulher, ele realizou um exame no Hospital Albert Einstein. Mas na quinta-feira (12), antes que o resultado fosse divulgado, ele embarcou com a família para Trancoso, optando por não ficar em isolamento domiciliar e monitorado na capital paulista.

Quando já estava em Porto Seguro, o turista tomou conhecimento que o exame feito no Albert Einstein confirmou que ele estava com coronavírus. O governo do estado de São Paulo também notificou as autoridades baianas.

A Secretaria de Saúde de Porto Seguro informou que o turista, a sua família e os funcionários da casa em um condomínio onde estão hospedados foram colocados em isolamento domiciliar e respiratório. Todos são monitorados para evitar a circulação do vírus no município.

Ainda segundo a secretaria, já foi coletado material das pessoas que tiveram contato com o turista. “Todos estão bem e não apresentavam nenhum sintoma para o novo coronavírus. O resultado do exame deve sair nesta segunda-feira (16)”, informou o secretário municipal de Saúde, Kerrys Ruas.

CUIDADOS - Vale lembrar que como medidas de prevenção e controle, de qualquer síndrome gripal, a orientação do Ministério da Saúde é: lavar as mãos frequentemente com água e sabão e usar álcool em gel; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contatos próximos com pessoas doentes; cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com lenço de papel, limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

SIGA O RADAR 64

RADAR 64© - Todos os direitos reservados 2007 - 2018